sábado, 21 de novembro de 2015

A Tabacaria Cucumba (Casa dos Mundos)

É na Calçada de Sant´Ana, no meio de uma zona nas traseiras do Coliseu onde difícil é encontrar portugueses, que se localiza a Tabacaria Cucumba, a loja que me coube para participar na futura exposição na Casa dos Mundos "Narrativas Gráficas de Interculturalidade", sobre o novo comércio de estrangeiros em Lisboa.

A primeira resistência para ser autorizado a desenhar a loja foi ultrapassada com um telefonema "to my boss", com quem falei e cujo inglês mais fluente tornou tudo mais fácil.

A partir daí a afabilidade de Nazrul, natural do Bangladesh e há 2 anos em Portugal, passou do sorriso constante aos actos: ofereceu-me uma cadeira para poder desenhar, regressando logo ao seu posto, sentado atrás da mesa onde se entretinha a ver no computador o jogo Bangladesh/Zimbawe no desporto nacional do seu país - críquete - junto com Qdus, que entretanto chegou vindo das traseiras da loja. O Bangladesh ganhava. Não sei se foi por isso que amavelmente acederam a que os desenhasse.

A loja é pequena e estreita. À esquerda uma estante repleta de cervejas e refrigerantes; à direita, por entre mais bebidas, tabaco e acessórios para cigarros de enrolar, fixei a mesinha de rodas onde várias bebidas, shaker, copo e picador de gelo, me intrigaram: são para os "shots" que vendem à noite a quem passa.

Era hora do almoço e, a espaços, lá surgiam alguns clientes, vizinhos sul-americanos e indianos que ali vieram comprar tabaco e bebidas, sempre em inglês ou em indu, que os 2 conseguiram explicar-me que "falavam" como um português "fala" espanhol.

No final, visivelmente satisfeito com o seu desenho, Nazrul quis ainda oferecer-me um café que foi buscar a outra loja da rua.


1 comentário:

  1. Foi bem merecido o café do Nazrul. O texto e o desenho estão cinco estrelas.

    ResponderEliminar