domingo, 29 de novembro de 2015

Igreja de São Roque - Capela de S. João Baptista

No domingo passado, descobri a igreja de São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa!
Ou antes, descobri no seu interior a Capela de São João Baptista. Porque não vi mais nada. Perdi-me naquela riqueza toda. Nas suas esculturas de mármore de Carrara, nos profusos detalhes dourados (bronze fundido, dourado por imersão em ouro derretido), nos revestimentos em pedra ametista e outras, nas impressionantes imagens dos seus retábulos coloridas através de minúsculos mosaicos de múltiplas cores e suas gradações.
Este concentrado artístico de valor incalculável trata-se de uma encomenda de D. João V, totalmente feita em Roma por artistas e artífices locais, onde foi montada e benzida pelo papa, para depois ser enviada para Portugal, em caixas com as diversas peças que, reunidas de novo, deram origem à capela.
Um detalhe engraçado: esta preciosidade ainda se mantém entre nós porque escapou ao saque durante as invasões francesas, devido à manobra engenhosa de terem construído umas paredes falsas na igreja que dissimulou a presença desta e outras capelas da igreja.

O monarca fez questão de assinalar a origem da capela através da presença repetida do escudo real, em locais diferentes da capela. Aliás, era tal o seu empenho na sua capela que exigiu ser mantido a par do que estava a ser feito em Roma através de desenhos que reproduziam o trabalho executado, autêntico "diário gráfico" da época.
Foram exactamente esses desenhos (e a sua contextualização) que estiveram em exposição no Museu de São Roque, anexo à Igreja, "de Roma para Lisboa -  um álbum para o rei magnânimo" conjunto de desenhos conhecido por Álbum de Weale.  (mais informações aqui)

Das 2 horas que durou o workshop da iniciativa da Misericórdia, pude desenhar a capela e, na área de exposições temporárias, o detalhe de um grande tocheiro que pertence à capela.

  




Sem comentários:

Enviar um comentário