domingo, 7 de fevereiro de 2016

Mesquita Central de Lisboa

Fui com a Manuela Rolão desenhar a Mesquita Central de Lisboa para a exposição "Narrativas Gráficas da Interreligiosidade", que irá inaugurar no próximo dia 11 de Fevereiro na Casa dos Mundos, mesmo em frente à Assembleia da República (por cima da gelataria Nanarella).

Uma palavra inicial para o Sheik David Munir pela sua simpatia e disponibilidade, quer no agendamento da visita quer a receber-nos (é dele a escrita em árabe do chamamento "Allah hu ackbar" no desenho abaixo).

Visitámos o templo num sábado e a pouca afluência facilitou-nos o desenho. Permitiu-nos circular sem incomodar (mas não quisemos perturbar e desenhar durante a oração). Fixei-me nos espaços ligados ao culto (o pátio central de distribuição, a sala da cerimónia de Wudu (purificação) e a sala da oração). A Manuela demorou-se nos detalhes (Aqui), tão absorta que não deu pelo muezzin que, mesmo nas suas costas, veio chamar para a oração no microfone "Allah hu ackbar", alto e bom som. Saímos logo da sala.

A maioria dos crentes descalça-se à porta da sala de oração e entra directamente, mas alguns cumprem o ritual de purificação e lavam os pés, as mãos e a cara, na sala própria cheia de bancos que depois comunica directamente com a sala de oração.

No final, em conversa com o Sheik Munir, demos conta de muitos pontos de contacto do Islão com o Cristianismo (por exemplo alguns profetas comuns e o anjo Gabriel).
Como seria de esperar, muito ficou por desenhar e com vontade de voltar. A porta ficou aberta. A todos.




terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Exposição "Real Bodies" na Cordoaria

Foi com algumas reservas que ia no passado sábado à exposição "Real Bodies" na Cordoaria Nacional. Impressionar-me-ia o confronto com aqueles corpos de homens e mulheres verdadeiros e ainda as suas múltiplas dissecações?
Talvez pelo tratamento dos corpos, a polimerização, que os fixa em poses naturais mas sem vida, a verdade é que foi com naturalidade que deambulei por entre aqueles corpos abertos e orgãos espalhados.
No final, afigurou-se verdadeiramente reveladora. A vários níveis. E tratou-se sem dúvida de uma grande lição de anatomia!
Recomendo!




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Workshop USkP "Todos em Curto Circuito!"

Foi neste domingo a minha estreia como formador num workshop dos Urban Sketchers Portugal. Foi um privilégio autêntico fazer parte do grupo de 12 sketchers dos quais tanto admiro o trabalho, mas principalmente foi incrivelmente gratificante partilhar os momentos de desenho, dúvidas, inseguranças e surpresas de todos os que acorreram para participar nos 6 workshops.

Em dupla com o Filipe Almeida propusémos 2 exercícios sobre sombras a que demos o nome de "Da sombra se faz luz", nos quais as formas apenas se representavam através das suas sombras.
Deixo aqui o meu teste do que propúnhamos aproveitando alguns momentos de pausa no apoio aos participantes. E ainda desenhei alguns deles com o mesmo principio.